Esta videorreportagem é a 2ª Parte da série Aconcágua: a maior montanha das Américas. O vídeo retrata a continuação do período de aclimatação em ´Cordón Del Plata’, com a escalada ao Cerro Lomas Blancas, localizado em Mendoza, na Argentina.
O parque fica em uma cidade chamada Potrerillos, em uma região conhecida como ‘Vallecitos’. Neste lugar fica o centro de esqui “Vallecitos”, que durante a temporada de neve recebe milhares de turistas, todos os anos. Minha visita a Potrerilhos aconteceu durante o verão, quando se pode desfrutar do turismo de aventura em trekking e também rafting no Rio Mendoza, além de muitas outras atividades.
A região é considerada um paraíso para o trilheiro, já que oferece muitas trilhas em lugares paradisíacos, como Las Vegas e El Salto, em plena montanha. Nesta viagem, fiquei hospedado em Vallecitos, onde por alguns dias desenvolvi o preparo do corpo para as escaladas de altitude, principalmente para o Monte Aconcágua que, com seus 6.962 metros de altitude, é a maior montanha das Américas. Esse processo é chamado de aclimatação, quando o nosso organismo se adapta à altitude.
Após escalar o Cerro Andresito, que tem 3.116 metros de altitude e foi minha primeira montanha na Argentina, escolhi o Cerro Lomas Blancas, como meu segundo exercício de escalada.
Da mesma forma como o Cerro Andresito, Lomas Blancas está dentro do Cordón del Plata Provincial Park e pertence à cordilheira dos Andes frontal, ao Norte de Vallecitos. É um cerro altamente recomendado para aqueles que estão fazendo o seu primeiro contato com montanhismo e para os turistas aventureiros que já têm alguma experiência em lidar com alta montanha, que oferece efeitos ao corpo a partir de 2.400 metros de altitude acima do nível do mar. Em sua ascensão pode ser visto todo o esplendor de Cordon del Plata, Potrerillos Lake, e as aldeias circundantes entre elas Villa de Potrerillos, El Salto, Las Vegas, entre outros.
A dificuldade de subida para esta colina é média, um pouco mais exigente fisicamente, e tem várias opções de rota. Minha caminhada começa a partir do Refúgio ‘Sky Montanha’, local onde fiquei hospedado, bem ao lado da estação de esqui. Optei por fazer o mesmo trajeto que leva ao Cerro Andresito, porém, com caminhada adicional de cerca de 1 hora. A trilha começa no próprio refúgio, no sopé de uma rocha gigante. O desnível total entre refúgio e cume é pouco menos de 1 quilômetro e o cenário deslumbrante é o grande diferencial.
O caminho, que começa por uma trilha às margens de uma pequena corredeira de águas de degelo ao norte, logo muda de vegetação para uma mistura de pedras soltas e terra escura. Até o cume o trilheiro leva entre 3 e 4 horas e o retorno pode ser feito em pouco mais da metade deste tempo.
No topo da Lomas Blancas existe uma vista panorâmica excepcional das cidades de El Salto, Las Vegas e Valle del Sol, com barragem Potrerillos em segundo plano.
Do alto de Lomas Blancas o trilheiro tem acesso ao Cerro Estudante, um pouco mais alto e Iluso Cáucaso, com seus imponentes 4.150 metros. Todos estes picos são muito próximos um do outro e são unidos na mesma crista.