O terceiro exercício de aclimatação para o desafio Aconcágua também aconteceu em Vallecittos. Nesta trekking vou me aproximar ainda mais dos 4 mil metros de altitude.
Aproveitando a rota Andresito e Lomas Blancas, primeira e segunda montanhas visitadas, estendo o percurso para conhecer Cáucaso, que também tem a mesma altitude de Lomas e Cerro Iluso, que alcança os 3.990 metros. A barreira dos 4 mil metros será quebrada amanhã (no próximo vídeo), com um desafio muito mais difícil.
Mas vamos falar um pouco mais de Iluso, um cerro vizinho a Lomas Blancas e que da mesma forma oferece uma vista maravilhosa de Córdon Del Plata. É daqui que se tem uma maravilhosa vista de ‘Las Morenas Coloradas’ na direção nordeste, e mais ao fundo o Cerro Agustín Álvarez, com seus imponentes 5.400 metros de altitude.
O trajeto até Iluso é mais perigoso, já que envolve uma travessia por uma crista de pedras soltas em constante desprendimento. A trilha é bem marcada, sempre na direção Noroeste (NW), e sua dificuldade é maior tanto para subir, quanto para descer. Em alguns trechos o montanhista só encontra rochas soltas, quando a atenção tem que ser redobrada, já que existe perigo de queda e também de perder a trilha. Olhando para baixo é possível observar, bem ao fundo, a pista de Sky de Vallecitos.
No cume do Iluso existia uma cruz, que no ato de minha visita, por algum motivo, havia se desprendido das pedras. Ao lado oeste, um precipício bastante exposto que dá medo.
O trekking para Iluso, passando por Cáucaso, é um clássico da cordilheira Córdon Del Plata: uma combinação de 4 cerros de altitudes diferentes, que é uma excelente oportunidade para testar as habilidades do montanhista em altitude. É altamente recomendado para esportistas que querem viver sua primeira experiência no alto das montanhas dos Andes. Depois de admirar um cenário deslumbrante, resta-me voltar para o refúgio, descansar o esqueleto e me preparar para o próximo desafio: o Cerro Adolfo Calle, com 4.200 metros de altitude.