O Pico dos Marins fica situado na divisa dos municípios de Piquete e Cruzeiro, no estado de São Paulo. Localizado na Serra da Mantiqueira, seu cume está 2.420,7 metros acima do nível do mar, sendo o 26° pico mais alto do país, motivo que atrai os amantes do montanhismo pela beleza da região que o cerca, proporcionando uma ampla e fantástica vista do Vale do Paraíba, do Sul de Minas Gerais e das serras paulistas.
É o pico mais alto localizado inteiramente dentro dos limites do estado de São Paulo, pois todos os outros picos mais altos são compartilhados com Minas Gerais, a exemplo da Pedra da Mina, que é a 5ª mais alta montanha do país, com 2798 metros.
Formado por um grande maciço rochoso com paredões íngremes, a montanha é um importante destino para quem pratica trekking, tendo sido escalado pela primeira vez em 1911. O caminho até o seu cume é considerado uma das trilhas de montanha mais bonitas e preservadas do país.
A subida é do tipo conhecido como “escalaminhada”, não sendo necessários equipamentos especiais como cordas e grampos. Sempre se deve contar com ajuda de guias para evitar perder-se na trilha.
A trilha inicia-se em um local chamado Morro do Careca. A partir dele até o cume do Pico dos Marins leva-se aproximadamente quatro horas carregando-se apenas alimentação e bebida e o retorno em aproximadamente três horas.
Com barraca, provisões e alimentos para acampar no cume o percurso de subida pode ser feito em cerca de seis horas e a descida em cerca de quatro horas e meia, mas tais tempos dependem do grau de condicionamento físico do montanhista.
Embora seja o mais elevado, é o mais acessível aos montanhistas, graças à sua face norte, menos vertical, com trekking considerado de dificuldade média/pesada.
Embora para montanhistas experientes não seja necessária a utilização de equipamentos de escalada, nem uso de bússolas, GPS ou mapas, o trajeto até o cume é acidentado, longo e demorado, o que exige bastante esforço muscular e articular das pernas do montanhista, além de muito fôlego para resistir a cerca de 4 horas (ou mais) de dura caminhada até o topo.
A temporada de visitas ao Pico dos Marins inicia-se no mês de maio e se estende até o mês de setembro. Fora deste período não é seguro aventurar-se por lá devido ao tempo instável, às fortes tempestades com raios e ao tempo fechado que reduz fortemente a visibilidade, prejudicando a navegação.
Além do aspecto da segurança, visitar o Pico dos Marins durante a temporada é garantia de apreciação de todo o esplendor da região e de belas fotografias.